Resenha #9 - A Esperança


TÍTULO: A Esperança

AUTORA: Suzanne Collins

EDITORA: Rocco

PÁGINAS: 421

SINOPSE: Após os acontecimentos dos volumes anteriores, a guerra se torna inevitável, cada distrito começa a desenvolver uma revolta e o distrito 13 surge para ajudar nessa revolução há tanto esperada. Katniss vive com a família no 13 agora, graças a algo que ocorreu com o 12 no segundo livro, e com Gale. Apesar de tudo, sua vida ainda se baseia em ajudar a família e caçar ao lado de seu amigo, mas uma responsabilidade a chama: ela terá de ser um símbolo, algo para que os revolucionários olhem e se sintam motivados a lutar, ela terá de ser o Tordo. 



  Tento não colocar spoilers nas resenhas, mas sempre escapa uma coisa ou outra, portanto se você ainda não leu o primeiro e segundo volumes, trate de ler e depois venha saber um pouco da história do terceiro.

  O terceiro livro da série é o mais pesado, mas não deixa de ser ótimo por isso, ele trás revelações para problemas que já eram trazidos desde o primeiro volume, como: "Porque tanta submissão à capital?", "O que houve com o distrito 13?" e "Peeta ou Gale?". Porém, acredito que essas revelações poderiam ser contadas em menos de 400 páginas, acho que, por não haver outro jogo, não era necessário tanto para contar essa história. Claro que o que há nesse livro pode ser considerado uma arena e que os participantes agora são em número muito maior, mas mesmo assim, o livro é um tanto longo.

  O livro é pesado, como eu já disse, não só por ser de temática mais adulta e leitura um pouco mais difícil, mas também pelos seus acontecimentos, várias coisas tristes acontecem ao mesmo tempo, a história vai acabando e o livro não faz jus ao título, não há nem sinal de esperança. A guerra se faz mortal, a cada esquina da capital há um novo desafio, uma nova armadilha, o que torna tudo mais difícil para os personagens e também para o leitor que se vê ainda mais aflito. Não quero falar muito do final, afinal seria o maior spoiler que eu poderia revelar, portanto vou falar apenas que as coisas acabam um pouco diferentes do que se imagina, mas Katniss ainda assim, tem sua merecida felicidade ao lado da pessoa certa.


Resenha do primeiro livro: Jogos Vorazes
Resenha do segundo livro: Em Chamas


6 comentários:

  1. Gostei da sua resenha, tá bem objetiva. Eu também acho que o livro poderia ser um pouco menor mas, mesmo assim, adorei o livro.

    Beijos,
    http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernanda!
    Pois é, ainda acho que dava pra contar essa história em menos páginas, mas que seja, pelo menos fica bonito ao lado dos outros na estante. xD

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoreei A Esperança e não vejo a hora de assistir o filme! Mas achei que 400 páginas era pouco, parece que passou tão rápido, mas é pq eu adoro livros longos. Muito boa sua resenha, e como vc falou, é o último que responde as perguntas geradas desde o primeiro livro.
    Adorei o blog, já estou seguindo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia, e obrigado!

    Também estou esperando ansiosamente pelo filme, e como ele será dividido em duas partes, ainda teremos bastante tempo para nos deleitarmos com a história!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Arthur! Gostei da sua resenha, é bem simples e resume bastante o livro sem revelar nada da história. Quando li A Esperança, fiquei simplesmente grudada no livro, achei o melhor da série (mas tenho noção que sou uma das poucas que acha isso. Em Chamas também é maravilhoso!). Não achei ele longo, pelo contrário, nem percebi as páginas passando. E achei o final super digno e realista, afinal, é o livro mais pesado da série, como você disse.
    Parabéns pelo blog! Estou seguindo. Beijos :*

    http://livroscomchadastres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Gabi!
    Também achei o final justo. São mesmo muito poucos os que preferem A Esperança aos outros livros da trilogia (você foi a primeira que encontrei, haha); mas não acho que a série poderia ter terminado de uma forma melhor, Collins deu um final incrível pra sua obra incrível.
    Abraços!

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png