Resenha #8 - Em Chamas


TÍTULO: Em Chamas

AUTORA: Suzanne Collins

EDITORA: Rocco

PÁGINAS: 413

SINOPSE: Não é novidade que a Katniss ganhou o 74º Jogos Vorazes, até porque se ela houvesse morrido, não teria continuação, então isso não é spoiler. Enfim, após a Katniss vencer no primeiro livro, o desejo de que haja uma revolução em Panem se torna mais presente nos cidadãos dos distritos, e isso por causa de algo que a Katniss fez no primeiro livro. Então, para amenizar um pouco essa situação, a capital faz no ano seguinte a 75º edição dos jogos e, nesse ano, será realizado o Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos. Cada massacre é diferente, e esse será tão épico e aterrorizante quanto os passados. Enfim, a história segue os rumos deixados pelo primeiro livro, e tem um final que te deixa aflito querendo ler depressa o terceiro!


  Tento não colocar spoilers nas resenhas, mas sempre escapa uma coisa ou outra, portanto se você ainda não leu o primeiro volume, trate de ler e depois venha saber um pouco da história do segundo.

  Como eu já falei na resenha do Jogos Vorazes, esse livro tem uma temática mais adulta, o objetivo aqui não são as batalhas entre os adolescentes na arena simultaneamente às batalhas que ocorrem dentroda cabeça de Katniss, mas sim o início de uma guerra que tomará grandes proporções. Na minha opinião esse é o melhor livro da série, porque não é tão infanto-juvenil quanto o primeiro, mas também não é tão pesado quanto o último, seria um meio termo entre esses dois extremos, o que o qualifica como o tal.

  O livro é bom exatamente porque a Katniss, que já era uma menina de atitude, agora começa a ter uma visão mais ampla de quem é o verdadeiro inimigo. O livro traz uma reflexão por trás, que o difere dos romances de adolescente que são em sua maioria sobre uma adolescente sem sal que se apaixona por uma criatura mística e ele também se apaixona por ela sem nenhum motivo aparente. Portanto, essa reflexão que o livro trás, essa coisa da revolução, da luta por causas e objetivos em comum, já o torna mil vezes melhor que esses livrinhos bobos que misteriosamente acabam fazendo sucesso com o público adolescente. Suzanne Collins usou o primeiro livro exatamente para capturar esse público adolescente que se identifica com esses romances bobinhos para que, com o segundo e terceiro livros, eles criassem uma consciência de o que são livros que exercitam a cabeça, que mesmo sendo uma ficção, pode ser comparada com o que acontece atualmente, e conseguirem identificar os problemas e mazelas que a sociedade trás consigo.

Resenha do primeiro livro: Jogos Vorazes
Resenha do terceiro livro: A Esperança


3 comentários:

  1. Para mim esse é o melhor livro da trilogia toda! Tanto o livro qnto o filme, msmo não tendo assistido A Esperança, acredito que Em Chamas continuará sendo o melhor! Adorei o post, eu acho que o livro está bem longe de ser sobre romance adolescente, acho que se trata mais de um exemplo de que não devemos desistir de fazer mudanças a procura de algo melhor. Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia!
    Em Chamas também é o meu favorito da série, e concordo contigo, apesar de o livro trazer romance, este fica em segundo plano frente a revolução que se instala nos distritos. Collins não poderia ter contado essa história de forma melhor na minha opinião.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sou muito doida para ler, mas ainda não tive oportunidade. Adorei sua resenha. Muito bem feita. Beijo.
    Seguindo :)
    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png