Especial - Melhores do Ano - Livros


  Bom, essa será a primeira tentativa de fazer uma espécie de "celebração" aqui no Disco. O objetivo será tentar realizar essa mesma estrutura de post todo final de ano, indicando os melhores livros e filmes que li/assisti no respectivo ano.
  Como essa é a primeira edição da premiação e eu estou fazendo-a meio que correndo, as categorias serão poucas e para cada uma eu listarei apenas cinco indicações (cinco melhores livros, cinco melhores atuações em filmes, etc...). Nas edições futuras pretendo aumentar o número de categorias e também o número de indicações para cada uma (ou seja, aprender a fazer direito).

  Em 2015 eu li poucos livros (só 14), mas, em compensação, assisti filme pra caramba (pra lá de 200), então comemorem: Essa lista não será tão repetitiva quanto a retrospectiva do ano! Hahah
  As categorias são "Melhores Livros", "Melhores Capas de Livros" e "Piores Livros",  que constarão nesse primeiro post; e "Melhores Filmes Assistidos em 2015", "Melhores Filmes Lançados em 2015", "Melhores Atuações" e "Piores Filmes", que constarão no post que publicarei amanhã. Vale ainda ressaltar que as categorias "Melhores Atuações" e "Piores Filmes" são referentes a longas que eu assisti em 2015, mas que não necessariamente foram lançados em 2015.

● Melhores Livros 

1. À Espera de um Milagre - Stephen King

2. Perdido em Marte - Andy Weir

3. It: A Coisa - Stephen King

4. Maze Runner: Correr ou Morrer - James Dashner


* Se existisse uma categoria de maior surpresa do ano, "À Espera de um Milagre" também estaria em primeiro. Eu sabia que o livro seria bom, mas não esperava por tudo isso. Leiam Stephen King e, se possível, comecem por esse livro.
* "Maze Runner" foi uma surpresa menor, mas ainda muito bem vinda. Eu acabei não gostando muito dos livros 2 e 3, mas esse primeiro vale pelo fracasso dos demais.
* "It: A Coisa" foi sem dúvida a minha maior realização do ano. Eu queria ler esse livrinho de 1100 páginas desde 2011, mais ou menos. Nesse meio tempo, passei outros livros na frente, a edição anterior do livro esgotou, a edição nova demorou a ser lançada e mais demorado ainda foi encontrar um desconto bom para comprá-lo. Mas, enfim, finalmente o li. A história é perfeita e a construção dos personagens aqui é impecável. A única ressalva é o tamanho do livro. King já é conhecido por ser um tanto prolixo e isso fica claro em It. O livro poderia facilmente ter umas 200 páginas a menos.

● Melhores Capas de Livros 


* Basicamente, os critérios usados para escolhê-las e classificá-las foram a relevância de cada capa para com a história e o meu gosto pessoal.

● Piores Livros 

1. A Garota que Eu Quero - Markus Zusak

2. Maze Runner: A Cura Mortal - James Dashner

3. Resposta Certa - David Nicholls

4. Todo Dia - David Levithan


* Aqui temos a minha primeira ressalva por conta do baixo número de livros que li no ano: na verdade, eu gostei de "Infinity Ring". Ele só entrou para a lista porque não havia outra opção (e como eu tenho toc, não podia deixar só 4 indicados aqui).
* É até triste ver o nome do James Dashner aparecer duas vezes na lista, afinal o primeiro Maze Runner é de fato muito bom, mas as coisas pioram no segundo e em "A Cura Mortal" eu já estava quase desistindo do livro. Para quem quiser saber mais sobre minha opinião acerca desse volume, pergunte aí nos comentários e eu respondo de forma mais completa, destacando alguns spoilers que quero evitar no post em si.
* E tenho que enfatizar essa última surpresa: Markus Zusak escreveu um livro ruim! Ruim não. Esse livro é péssimo! Fazia muito tempo que eu não dava apenas uma estrela para algum livro no skoob, mas "A Garota que Eu Quero" conseguiu acabar com o jejum. Não tenho muito o que dizer, esse foi um dos primeiros livros do Zusak e todo mundo acaba errando a mão em algum momento...

  E aí, concorda com as classificações referentes aos livros que li em 2015? Discorda com alguma coisa? Deixe sua opinião nos comentários. [:

3 comentários:

  1. Jura que não gostou de Todo Dia? Eu gostei bastante, apesar de detestar finais em aberto, mas acho que foi condizente até com o estilo da história.
    Eu gostei bastante também do segundo livro de Maze Runner, tanto quanto do primeiro, e quero terminar essa série logo!
    Estou pra ler King há anos, mas confesso que fico com preguiça por saber da fama dele ser beeeem descritivo, além do necessário. Eu detesto esse tipo de escrita, nem consegui ler O Senhor dos Anéis até hoje por causa da enrolação do Tolkien. Mas eu vou dar uma chance ainda.
    E, olha, acho que só por ter lido It já valeu um ano inteiro de leituras hahahah

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Perdido Em Marte <3 Acredita que ainda não li Correr ou Morrer?
    Sobre a capa gostei apenas de Perdido em Marte hahaha, amo o David Levithan mas essa capa é tão tosquinha!!
    Como assim Todo Dia ente os piores livros :O eu não amei o livro, porque ele meio que não tem final né? Mas a premissa é maravilhosa e o David vai lançar esse ano o livro que vai fechar os buracos que ficaram!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  3. A Garota que Eu Quero, sempre chamou minha atenção. Virei fã do Markus quando li A menina que roubava livros. pensei que fosse um livro bom, digo, A Garota que Eu Quero.

    http://filhodooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png